Menu Fechar
Zen é ZaZen

Para que a prática do Zen se possa desenvolver progressivamente em todos os aspectos das nossas vidas, ela deve ser duradoura. Como o caminho do Zen nem sempre é fácil, aqui ficam algumas dicas úteis.

REGULARIDADE
É preferível ir ao dojo ou ao grupo de prática regularmente (sempre no mesmo dia, se possível), para desenvolver uma consistência na sua prática. Com o tempo, a regularidade irá tornar-se tão natural que não exigirá mais do que fazer qualquer outra coisa.

PERTENCER A UMA SANGHA / ENCONTRAR UM PROFESSOR
A palavra sangha significa comunidade de praticantes. O dojo é uma sangha.

Pertencer a uma sangha ou a um grupo é uma grande ajuda no caminho do Zen.

Assim como encontrar um professor espiritual.

Tendo percorrido o caminho do Zen por muitos anos, os professores são capazes de orientar os praticantes. O professor não se envolve na vida dos seus discípulos, mas pode ajudá-los nos momentos difíceis, quando eles têm dúvidas ou questões existenciais.

No Dojo Zen Bashô-An / ZaZen Setúbal e no Dojo Zen / ZaZen Montijo seguimos os ensinamentos do Mestre Deshimaru (e dos seus sucessores) antes de começar a dirigir sessões de ZaZen.

RETIROS
Retiros são chamados de Sesshins. Durante uma Sesshin, o foco está na meditação sentada. É a oportunidade perfeita para mergulhar na espiritualidade Zen.
Os iniciantes são sempre bem vindos e recebem atenção especial.

Os dias seguem uma determinada programação, alternando entre ZaZen, Samu (trabalho em comunidade) e refeições, geralmente feitas em silêncio. Esta estrutura permite que os participantes se deixem guiar e que possam colocar todas as suas energias no ZaZen.