O Zendo / ZaZen Montijo é um núcleo do Dojo Zen Bashô-An de Setúbal.
O Dojo Zen Bashô-An é orientado pelo Prof. Manuel Simões, seguindo o ensino do Mestre Soko Zen, da Linhagem Taisen Deshimaru, e tem como fim intervir no desenvolvimento social, artístico e cultural dos indivíduos e das comunidades, promovendo uma educação integral através das artes do corpo e do movimento, para uma cultura de paz e solidariedade, tendo por base a equidade e a equanimidade.
A Comunidade está aberta a acolher, produzir e dinamizar eventos artísticos e culturais, privilegiando a economia colaborativa e o desenvolvimento ecológico sustentável que estimulem a participação social local, a autogestão e o intercâmbio global.
Prof. Manuel Toei Simões
Manuel Simões conheceu o Zen em 1981 na Escola TenChi do Mestre Georges Stobbaerts, de quem foi discípulo cerca de 25 anos. Inicia a prática quotidiana de meditação Zen em 2001 no Dojo Zen de Barcelona, sob a orientação do Mestre Pierre Soko Leroux. Viveu 10 anos no México, onde praticou e dirigiu sessões no Dojo Zen da Cidade do México. Em 2012 foi ordenado Bodhisattva em Xiconcuac (Montanha de Flores), no México, pelo Mestre Soko de quem recebe o nome de Toei (Discípulo Eterno). De regresso a Portugal, em 2015, funda e dirige o Dojo Zen Bashô-An / ZaZen Setúbal, onde continua a prática. Em 2020 cria o Zendo / ZaZen Montijo e em 2023 o Dojo Zen Pinhal Novo.